PT EN ES
Área do cliente

Corpo estranho na embalagem: conheça os riscos e saiba como evitar

Noticia

A indústria alimentícia no Brasil precisa seguir uma rígida legislação para garantir a segurança dos produtos. Contudo, ainda assim, surgem notícias de corpos estranhos e objetos encontrados dentro das embalagens, como fios, panos e até mesmo insetos já foram encontrados. Esse tipo de situação causa diversos problemas para a empresa, tanto em relação à imagem quanto em âmbitos legais, acarretando em prejuízos significativos. Sendo assim, para te ajudar, no post de hoje vamos falar de forma mais aprofundada quais são os riscos desse tipo de problema e como evitar corpos estranhos na embalagem.

O que são corpos estranhos em embalagens?

Na área médica, um corpo estranho é, simplesmente, qualquer objeto ou substância que entra no corpo humano de maneira indevida, seja por meio dos olhos, boca, nariz, etc. Sendo assim, quando trazemos isso para o ramo alimentício, um corpo estranho é considerado qualquer objeto ou substância que está presente dentro de uma embalagem de maneira indevida.

Como já falamos na introdução, é comum vermos notícias sobre consumidores que encontraram algum tipo de elemento dentro da embalagem. Alguns exemplos são plásticos e papel, mas até mesmo baratas, pelos de animais e partes de insetos já foram encontrados. Portanto, todas as situações que citamos podem ser caracterizadas como corpos estranhos. Como consequência, isso acarreta em grandes prejuízos para a empresa, ao mesmo tempo que pode colocar em risco a saúde dos consumidores.

Quais prejuízos a presença de um corpo estranho na embalagem pode causar?

Como falamos acima, muitos prejuízos podem ser causados para a empresa. Isso porque, segundo o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, independente de culpa, é o fabricante que será responsável por reparar quaisquer danos causados aos consumidores, seja por defeitos de fabricação, manipulação ou apresentação dos produtos. Portanto, caso haja algum problema durante a produção ou apresentação dos alimentos, como acontece com as embalagens, a empresa irá responder judicialmente pelos danos.

Além disso, corpos estranhos podem colocar em risco a saúde dos consumidores, visto que a ingestão ou aspiração de certos elementos podem causar reações adversas. Dessa forma, pode ocorrer a obstrução das vias aéreas, assim como reações alérgicas graves.

Por fim, outro prejuízo impactante é que a imagem da empresa também ficará manchada, fazendo com que consumidores parem de comprar, assim como investidores reduzam os valores aportados em seu negócio ou até mesmo desmanchem a parceria.

Portanto, ao entender todos os pontos que citamos, é fundamental que a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores seja excelente em todos os aspectos, sendo necessário realizar os investimentos adequados em treinamentos e também em equipamentos que garantam não apenas a segurança dos colaboradores, como também previnam esse tipo de acidente.

Como evitar essa situação?

Existem certas ações no dia a dia de uma empresa que são fundamentais para evitar corpos estranhos nas embalagens, independente do tipo de produto produzido. Confira abaixo as principais dicas:

  • Higienizar corretamente os equipamentos para que os produtos fabricados ou embalados não sejam contaminados;
  • Dedetizar com a frequência adequada as instalações da empresa a fim de evitar a proliferação de insetos, como ratos, baratas e moscas, por exemplo;
  • Orientar os colaboradores para que, no momento da produção e embalagem dos produtos, tirem anéis, pulseiras e quaisquer objetos que possam cair acidentalmente dentro do produto;
  • Manter os cuidados com a higiene pessoal de todos, como a unha cortada e cabelos presos;
  • Investir em equipamentos para o controle de qualidade e que ajudam a evitar esse tipo de situação, como o uso de detector de metais na linha de produção e empacotadoras automáticas.

Então, agora que você sabe quais são os riscos de corpos estranhos na embalagem e os prejuízos que podem causar, entende o quão importante é investir nessa área.