PT EN ES
Área do cliente

NR-12: Cuidado com a segurança do trabalho

Noticia

Sabemos que as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho são de extrema importância para garantir a saúde, segurança e integridade física dos colaboradores de uma empresa. Uma delas é a NR-12, que foi criada no final da década de 70 e tem como principal objetivo regulamentar e definir padrões de segurança e qualidade no trabalho que envolve máquinas e equipamentos. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje!

O que é a NR-12?

Como já introduzimos, a NR-12 é responsável por garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores durante o uso de diferentes máquinas e equipamentos. Portanto, qualquer atividade profissional que exija a interação de humanos com máquinas e equipamentos, precisa estar adequada à NR-12. Alguns exemplos, para que você possa entender melhor são: motosserras, prensas, empacotadoras, máquinas para fabricação de calçados, confeitaria, açougue, mercearia, entre outros.

Qual o impacto da sua aplicação na indústria?

Vale lembrar que a NR-12 é uma das normas mais importantes e extensas, sendo a responsável por consolidar até mesmo as Leis Trabalhistas. Inclusive, ela é constantemente revisada para readequar suas proposições às novas tecnologias e ferramentas de trabalho. Portanto, os principais impactos causados pela NR-12 na indústria são a garantia da segurança do trabalhador, assim como melhorias nas condições de trabalho, redução da ocorrência de doenças ocupacionais durante o uso de máquinas e equipamentos, etc. Ela orienta como deve ser a fabricação, comercialização, limpeza e o transporte das peças utilizadas pelo trabalhador. Sendo assim, ela determina:

  • Medidas de proteção coletiva: aquelas que envolvem a instalação de proteções físicas nas áreas de risco das máquinas utilizadas;
  • Medidas administrativas: treinamento dos colaboradores;
  • Medidas de proteção individual: uso de EPIs específicos para certas atividades, etc.

Portanto, a NR-12 é fundamental não somente para melhor organização da empresa, como também para garantir a segurança de seus colaboradores e assim reduzir riscos de acidentes e outros problemas.

Caso não seja aplicada, quais as consequências?

Ao não se adequar à NR-12, existem diversas consequências que podem ocorrer, como problemas jurídicos, de recursos humanos, produtividade e também na área financeira. Confira abaixo:

Perda de mão de obra

Um acidente causado pela falta de adequação das normas pode acarretar na perda da mão de obra, assim como afastamento dos colaboradores e desmotivação da equipe. Tenha em mente que seus funcionários são os maiores ativos e é fundamental zelar por sua segurança, tanto pela questão legal quanto pela ética e compromisso.

Irregularidades no Ministério do Trabalho

Em uma fiscalização, a empresa pode receber diferentes punições, como multas, lacre de equipamentos, interdição de máquinas ou setores.

Multas e interdição

Para cada problema encontrado, a empresa pode ser multada, além de poder ocorrer interdições de equipamentos e paralisações de certas áreas.

Danos à imagem da empresa

Caso seja autuada pela justiça ou se envolva em um acidente grave, os danos à imagem da empresa são grandes, pois será vista como uma organização insegura e perderá sua credibilidade.

Queda de produtividade e prejuízos

Por fim, todos os itens anteriores acarretam prejuízos econômicos, como custos do afastamento do funcionário, indenizações, multas, além de perder espaço no mercado devido à credibilidade abalada.

Quais procedimentos adotar para adequar máquinas e equipamentos à NR-12?

Empresas que desejam evitar as autuações pelo descumprimento à NR-12 e assim se adequar a essa norma, devem realizar uma gestão correta e eficiente das áreas da saúde e segurança do trabalho. Além disso, a adequação deve ser realizada mediante a implementação da Norma Regulamentadora 12 e, quando um fiscal do Ministério do Trabalho apontar alguma incompatibilidade das condições, é fundamental realizar as adequações aos parâmetros legais.

Vale lembrar que uma análise de riscos do ambiente deve ser feita por um profissional habilitado e após a emissão do laudo, é preciso realizar a adequação dentro de um período determinado.

Dentro da Bortopack, como é abordada a NR-12?

Como você viu, a NR-12 é essencial para empresas que utilizam máquinas e equipamentos em seu dia a dia. Justamente por isso, adquirir produtos que sejam adequados a ela garante maior facilidade para possíveis ajustes. Sendo assim, podemos afirmar que todas as máquinas Bortopack já são fabricadas de acordo com a NR-12, possuindo proteções nas partes móveis, nas saídas de esteiras, etc. Dessa forma, você garante maior agilidade no momento de adequar sua empresa às normas e consequentemente maior segurança e produtividade.