PT EN ES
Área do cliente

O impacto da automação nos próximos anos

Noticia

É fato que as novas tecnologias mudam nosso mundo um pouco mais a cada dia e estão presentes tanto em nossa vida pessoal quanto profissional. Inclusive, não é novidade que essas novas ferramentas estão auxiliando até mesmo o chão de fábrica, garantindo inovações nos processos e menos complexidade. Portanto, a automação industrial é a principal representante dessas transformações digitais na indústria. Então, no post de hoje vamos falar sobre seu impacto nos próximos anos e sua importância para garantir maior eficiência e economia em sua empresa.

A automação industrial

Se você ainda não está familiarizado, a automação industrial consiste em basicamente utilizar equipamentos eletrônicos a fim de otimizar o fluxo operacional nas indústrias. Ela surgiu como uma forma de suprir o aumento de demanda ao mesmo tempo que garante eficiência e maior controle de gastos. Como consequência ela resolve a demora para entregar resultados e o adiamento forçado de prazos. Além disso, outro ponto importante é que ela também reduziu as paradas forçadas das máquinas industriais e equipamentos que fazem parte do chão de fábrica.

O futuro da automação industrial

Os impactos da automação industrial nos próximos anos estão diretamente relacionados com a 4ª revolução industrial, ou indústria 4.0. Afinal, o grande pilar dessa revolução é a automatização dos processos. O cenário do futuro é bastante promissor sendo que no Brasil a evolução está em andamento, visto que muitas empresas já estão planejando a migração. Confira abaixo algumas tecnologias importantes desse momento de transformação:

Nuvem: A tendência é ter menor foco em armazenamento e processamento local e maior em soluções disponíveis na internet para serem acessadas de qualquer lugar.

Acesso remoto: A previsão é que prestadores de serviço que auxiliam em reparo de equipamentos façam isso pela internet e de maneira segura, sem precisar visitar a empresa fisicamente.

Big Data: Uma grande quantidade de dados está disponível para coleta e análise a fim de garantir boas oportunidades para a empresa otimizar suas decisões, podendo prever o futuro, identificar problemas e se manter competitiva.

Simulação de equipamentos de produção: Essa ferramenta irá auxiliar em testes e avaliações de produtos, simulando virtualmente para que seja possível realizar uma análise isolada de seus aspectos. Dessa forma, é possível evitar erros nas produções e buscar resultados cada vez mais alinhados com as demandas do mercado.

Quais os benefícios da automação industrial?

Entenda melhor quais são os benefícios da automação industrial de maneira geral:

Maior produtividade: Com a automação é possível garantir maior velocidade e repetibilidade, eliminando gargalos na linha de produção sem despesas extras.

Aumento da qualidade: Com maior precisão e repetibilidade de processos, os níveis de qualidade são muito superiores com métodos antigos.

Maior segurança: Processos automatizados tendem a minimizar a necessidade de interação humana, reduzindo riscos de acidentes e lesões por esforços repetitivos. Assim, os funcionários garantem melhor qualidade de vida e bem-estar. 

Competitividade: A automação aumenta a produção da empresa ao mesmo tempo que exige menor custo de investimento e aumenta a qualidade dos processos. Esse é o cenário ideal, visto que o consumidor se torna cada vez mais exigente. Portanto, investir em melhorias sem acarretar em mais despesas para a empresa é o caminho ideal para ser competitivo perante a um mercado tão acirrado.

Possibilidade de medir e controlar processos: Com o desenvolvimento de máquinas industriais e robôs mais sofisticados, uma das grandes vantagens da automação é a possibilidade de controlar e medir todo o processo de produção. Dessa forma, a empresa consegue tomar decisões mais assertivas e benéficas.

Então, agora que você sabe mais sobre automação industrial, seus impactos no futuro e os principais benefícios, é hora de investir em sua empresa. Lembre-se que a ela é uma das soluções mais interessantes para indústrias, visto que melhora a eficiência, produtividade, o posicionamento no mercado, entre outros benefícios essenciais para a sobrevivência da organização.