PT EN ES
Área do cliente

Paletização no mercado de grãos

Noticia

O Brasil é considerado um dos maiores produtores de grãos no mundo, chegando a produzir 196,5 milhões de toneladas na safra de 2015/2016, com uma estimativa de que em dez anos, ela atinja cerca de 255 milhões de toneladas, segundo a EMBRAPA. Sendo assim, observa-se que a produção de grãos é extremamente importante para o agronegócio brasileiro e uma questão que está diretamente ligada a ela é a paletização. Isso porque, principalmente quando falamos de paletização automática, é possível promover diversos benefícios à produção que podem acelerar o processo e aumentar o lucro. Continue acompanhando o post de hoje e entenda um pouco mais sobre ela.

O que é paletização automática?

A paletização em si, já é um método bastante difundido e presente em grande parte das empresas, sendo um processo de armazenamento de produtos e peças em um estoque por meio do uso de paletes. Os paletes, caso não saiba, são em grande parte estruturas de madeira, que permitem que você coloque os produtos de forma organizada e vertical. Além da madeira, eles também podem ser feitos de plástico, aço ou outros materiais, e todos os tipos podem durar em torno de 10 anos.

Portanto, com o objetivo de aumentar o ritmo de produtividade, empresas que utilizam empacotadoras, por exemplo, começaram a implantar a paletização automática. O principal objetivo desse sistema é de deslocar e empilhar os produtos de maneira mais eficiente, gerando economia no processo, visto que o empilhamento dos paletes é feito com maior velocidade. Além disso, ele ainda reduz a mão-de-obra necessária para a operação e com isso você pode realocar os funcionários para funções mais importantes e garantir sua segurança.

Quais os benefícios da paletização automática?

Confira abaixo como a paletização automática pode contribuir para sua empresa:

Maior segurança para os colaboradores

Carregar caixas e outras mercadorias pesadas é uma tarefa que exige grande esforço físico dos colaboradores, podendo causar diversos danos à saúde física. Ao implementar a paletização automática, você garante a segurança de seus trabalhadores assim como seu bem-estar e integridade física.

Aumento da produtividade

Como já falamos, a paletização automática pode aumentar a produtividade de seu negócio. Isso porque, com a movimentação das cargas mais eficiente e ágil, é possível manusear os produtos com menos gasto de tempo e energia. Assim, você consegue direcionar corretamente seus funcionários para outras tarefas importantes.

Melhora da gestão de estoque

Vale lembrar ainda, que a paletização automática beneficia não apenas a organização, mas também a distribuição dos produtos no estoque. Com isso, você garante maior controle sobre os produtos que a empresa tem em estoque, assim como sua disponibilidade para os clientes. Como resultado, sua gestão de estoque é otimizada, podendo fazer previsões de compra e venda com maior precisão.

Facilita a movimentação das mercadorias

É fato que sem a paletização automática é necessário aplicar muitos esforços para a movimentação das mercadorias. Mas, com esse sistema, você pode movimentá-las para dentro e fora de seu estoque de maneira eficaz, evitando danos aos produtos por manuseio incorreto.

Segurança dos produtos

É possível ainda proteger as mercadorias com cintas e filmes plásticos, prevenindo contra roubos e furtos. Além disso, você ainda reduz as chances de riscos de danos aos materiais durante o transporte, diminuindo ainda o índice de desperdício de mercadorias na empresa por acidentes ou queda de produtos.

Então, como você viu, a paletização automática pode promover diversos benefícios para o mercado de grãos. Por ser um segmento em constante crescimento, é preciso buscar novos sistemas e oportunidades para aumentar a produtividade e o lucro de seu negócio. A paletização automática é uma maneira de inovar e assim ter um crescimento sustentável e a longo prazo. 

Tags: Paletizaçao, graos, industria alimenticia, acondicionamento,