PT EN ES
Área del Cliente

Tendências para a indústria alimentícia em 2022

Noticia

É fato que a alimentação foi um dos segmentos que mais se transformou com o passar do tempo e a indústria teve que se adaptar às novas necessidades, demandas e preferências do consumidor. Inclusive, a própria pandemia do COVID-19 foi um dos maiores propulsores de mudanças, impactando o ramo alimentício nos últimos dois anos, além de influenciar o novo estilo de vida do brasileiro a longo prazo. Sendo assim, é importante ficar atento às novas alternativas para manter-se ativo no mercado. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as principais tendências para a indústria alimentícia em 2022.

A automação de processos será indispensável

Se, antes da pandemia o conceito de indústria 4.0 já estava fazendo com que a indústria alimentícia revisse seus processos produtivos, a fim de garantir maior agilidade e eficiência, no ano de 2022 isso será ainda mais presente. Isso porque, devido à pandemia do COVID-19, esse segmento passou a exigir ainda mais das etapas produtivas e assim reduzir o risco de contaminação.

Sendo assim, de acordo com uma pesquisa divulgada pela IDC (International Data Corporation), em 2022, a tendência é que cerca de 45% das tarefas de trabalho repetitivas em indústrias sejam automatizadas.

Afinal, trabalhos burocráticos e manuais que serão eliminados com a automação, irão garantir a redução de erros e retrabalhos, além de aumentar a produtividade, melhorar o padrão de qualidade e, principalmente, reduzir as chances de contaminação do produto. Com isso, a mercadoria entregue ao consumidor será ainda mais segura.

Maiores investimentos em transparência e segurança

Há um bom tempo, as pessoas vêm exigindo cada vez mais informações dos produtos que consomem e, com a pandemia do COVID-19, isso se intensificou ainda mais. Inclusive, mesmo em um cenário pós-pandêmico, os consumidores vão querer saber mais sobre os alimentos e demais produtos. Sendo assim, uma tendência que irá se fortificar ainda mais em 2022 é a transparência e segurança, a fim de identificar imediatamente problemas, por exemplo. Além disso, quando uma empresa não é transparente, corre o risco de perder clientes. Afinal, além do sabor, segurança e preço, consumidores valorizam cada vez mais a reputação das empresas que consomem.

Rastreabilidade dos produtos

A rastreabilidade dos alimentos é uma ferramenta que não será utilizada apenas para cumprir exigências de legislação, mas especialmente para garantir a qualidade dos produtos ao longo de toda a cadeira produtiva, conferindo agilidade e objetividade nos processos. Como falamos anteriormente, a pandemia do coronavírus aumentou ainda mais a necessidade de manter os produtos seguros e, a rastreabilidade vem para garantir a qualidade dos produtos alimentícios, assim como aumentar a confiança dos consumidores, que cada vez mais exigem informações sobre aquilo que compram.

Alternativas sustentáveis

No ano de 2022, a sustentabilidade não será vista como uma oportunidade econômica, mas sim como uma necessidade quando falamos na indústria de alimentos. Isso porque, os consumidores estão mais conscientes sobre os impactos de seu consumo. Como consequência, procuram marcas e empresas que respeitam o meio ambiente em todas as etapas produtivas. Além disso, a redução da emissão de carbono, utilização apenas de matérias-primas certificadas e valorização de pequenos produtores também serão diferenciais.

Por que manter-se atualizado?

Em um mundo onde as mudanças estão cada vez mais frequentes, é essencial manter-se atualizado no mercado. Isso porque, as novas atualizações vêm para melhorar o dia a dia da empresa, conferindo maior agilidade e qualidade nos processos, além de segurança, economia e lucratividade. Sendo assim, aqueles que não investem em melhorias e atualizações, ficam para trás. Por outro lado, organizações que se mantêm ativas quando falamos em inovação e tendências, contam com vantagens competitivas, influenciando positivamente seu crescimento e desenvolvimento como um todo.

Portanto, aproveite o começo de 2022 e procure as soluções certas para sua empresa.