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Importância da embalagem para o marketing

Noticia

É fato que o mercado está cada vez mais competitivo, sendo necessário que as empresas busquem formas de inovar e fidelizar seus clientes. Uma estratégia interessante é utilizar a embalagem a seu favor, sendo que esse item é fundamental quando falamos em atração, persuasão, convencimento e, claro, proteção dos produtos. Contudo, sabemos que isso não é claro para todos e, justamente por isso, preparamos um post completo sobre a importância da embalagem para o marketing.

Os 4 Ps do marketing e as embalagens

Os 4 Ps do marketing ajudam a planejar todo o processo de exposição e venda de um produto, otimizando e padronizando a estratégia de uma empresa. Dessa forma, é mais fácil identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. São eles:

  • Produto: É o que a empresa oferece ao público, seja um produto físico ou serviço.
  • Preço: É o valor cobrado pela solução que a empresa oferece, sendo fundamental para o sucesso de qualquer negócio e elaborado de acordo com os objetivos de cada momento, como queima de estoque, fidelização, popularização, etc.
  • Praça: É o local onde o produto será comercializado, podendo ser em um espaço físico ou loja on-line.
  • Promoção: Diz respeito à divulgação e exposição do produto, visto que precisa chamar atenção e garantir boa visibilidade no mercado.

Sendo assim, uma estratégia de marketing bem planejada é o resultado desses quatro pontos. Portanto, utilizar a embalagem como aliada para as vendas é ideal, visto que ela promove valor e garante melhor experiência com o produto.

Quais as principais características de uma embalagem com bom design?

Uma boa embalagem precisa ser pensada e planejada para garantir os benefícios para o consumidor. Sendo assim, algumas das principais características que ela precisa ter são:

  • Resistência: As embalagens precisam oferecer a proteção adequada ao produto, sendo necessário materiais de qualidade em sua produção, assim como bom acabamento.
  • Estética: Obviamente, a estética também é importante, visto que será responsável por atrair a atenção do consumidor. Contudo, é importante ser algo objetivo e que seja fácil para ele reconhecer sua marca.
  • Funcionalidade: Outra característica de uma embalagem com bom design é a funcionalidade, sendo que se puder ser reutilizada, o cliente sempre lembrará de você. Mas, caso isso não seja possível, uma boa dica é fazer com que ela seja reciclável, pois além de ajudar o meio ambiente, essa atitude também diz muito sobre a empresa.
  • Adequação: Por fim, uma embalagem com um bom design também precisa se adequar às necessidades do produto. Por exemplo na indústria alimentícia, é necessário respeitar regras de temperatura, conservação, etc.

Como a embalagem influencia na compra?

A embalagem é o primeiro ponto de contato do consumidor com o produto e, logo nos primeiros momentos, é ela quem irá despertar o desejo de adquirir o produto. Mas, é importante lembrar (e vamos explicar mais a frente) que o elemento chave é o valor promovido ao cliente, sendo que essa percepção é sentida quando ela mexe com a emoção do indivíduo ou oferece conveniência para ele. 

Portanto, quando uma marca desenvolve a embalagem pensando em como ela pode facilitar, encantar, emocionar ou ser útil para o consumidor, o valor agregado será ainda maior. Justamente por isso, ele não irá se importar em pagar um pouco a mais.

Como a embalagem afeta a experiência com o produto?

Vale lembrar ainda que a embalagem também impacta diretamente a experiência do consumidor com o produto. Afinal, se for algo mal planejado, que seja difícil de abrir ou não conserve o produto ao longo do tempo, é provável que o consumidor deixe de comprar de sua empresa novamente.

Como agregar mais valor ao produto através da embalagem?

Existem diversas formas de agregar mais valor ao seu produto por meio da embalagem. Além de facilitar a identificação na prateleira, também é possível agregar valor por meio de informações relevantes descritas com clareza, assim como facilitar o transporte ao incluir uma alça de plástico, como em papeis higiênicos. Ajudar no armazenamento do produto e oferecer opções compatíveis com o consumi doméstico também são boas alternativas.

Então, agora que você sabe mais sobre a importância das embalagens, já pode criar uma estratégia junto com a equipe responsável. Dessa forma, você garante melhor experiência para o consumidor, conquistando sua fidelização e consequentemente realizando mais vendas.