PT EN ES
Área del Cliente

Novembro Azul: a importância de cuidar da saúde masculina

Noticia

Novembro se inicia e junto a ele uma importante campanha fica em evidência, o famoso “Novembro Azul”. Ela tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de próstata, trazendo em pauta a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce, além dos cuidados integrais com a saúde do homem. Isso porque, esse é um dos cânceres mais comuns no mundo e muitos casos poderiam ser evitados se o exame fosse feito regularmente. Justamente por ser uma pauta tão importante, no post de hoje vamos falar mais sobre o assunto.

Sobre a campanha do Novembro Azul

A campanha Novembro Azul foi criada no ano de 1999 na Austrália por um grupo de amigos que realizava ações para arrecadar dinheiro e doar às instituições de caridade voltadas para a saúde masculina. Eles chamavam a atenção ao deixarem o bigode crescer e devido ao sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, destacando o bigode e a cor azul como símbolos do movimento. No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileiro de Urologia.

O principal objetivo é alertar sobre a necessidade de prevenção e realização do diagnóstico de câncer de próstata. Mas, mais do que isso, a campanha busca conscientizar os homens sobre a importância de cuidados especiais com a saúde integral do homem, trazendo outros temas importantes, como doenças crônicas, IST e também a saúde mental.

Qual a importância da prevenção ao câncer de próstata e de que forma pode ser feita?

É importante deixar claro que o câncer de próstata é assintomático no início, portanto, não apresenta nenhum sintoma, somente depois de um certo estágio. Além disso, esse é um dos cânceres mais comuns do mundo, acometendo principalmente homens acima dos 65 anos de idade. Justamente por isso, é fundamental realizar os exames de prevenção, sendo que o de toque é indispensável, além de ser mais rápido e simples. Depois de realizar o toque retal e o exame de sangue, se houver alguma suspeita, é preciso realizar a biópsia da próstata.

Quais os fatores de risco para a doença?

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade maior que 50 anos, casos de câncer de próstata na família, como pai, irmão e tio, além de sobrepeso ou obesidade. Os estudos ainda mostram que homens negros também sofrem maior incidência desse tipo de câncer. No entanto, é importante deixar claro que mesmo homens que não tenham fatores de risco, precisam realizar o exame de toque. 

Quais os dados atuais sobre incidência da doença e taxa de cura?

A estimativa mundial mostra que o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente em homens em todo o mundo, sendo que esse dado também diz respeito ao Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a cada 100 mil homens, 62,95 casos de câncer de próstata surgem. No entanto, a boa notícia é que se detectado precocemente com os exames necessários, há 90% de chances de cura.

Quais são as alternativas de tratamento disponíveis hoje em dia?

A indicação da melhor forma de tratamento depende de diversos fatores, como o estado de saúde atual do paciente, a localização e extensão do câncer presente no corpo do homem e expectativa de vida. Mas, de maneira geral, as principais alternativas para o tratamento são cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal.

Então, como você viu, a campanha do Novembro Azul é fundamental para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e consequentemente do exame necessário para tal. Felizmente, a cada ano, o movimento ganha cada vez mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo público masculino, diminui. Portanto, não deixe de cuidar de sua saúde para garantir seu bem-estar e poder aproveitar a vida junto daqueles que ama.