PT EN ES
Área del Cliente

Importância da sinalização de validade na indústria farmacêutica

Noticia

Recentemente foi descoberto que pelo menos 26 mil pessoas receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca em diversos postos de saúde do país, comprometendo sua proteção contra a Covid-19. Como consequência, um importante debate foi levantado, principalmente em relação à sinalização de validade adequada na indústria farmacêutica. Afinal, uma etiqueta visível e com qualidade é primordial para evitar erros desse tipo e, assim, garantir a segurança de todos os indivíduos que, hora ou outra, se utilizarão desse medicamento. No post de hoje vamos falar um pouco sobre a importância da correta impressão das informações de validade na indústria farmacêutica e também sobre como a Bortopack pode te ajudar.

Prazo ou data de validade, o que é?

De acordo com a Farmacopeia Brasileira 5ª Edição, o prazo de validade é o tempo que determinado medicamento pode ser usado, caracterizado como período de vida útil e fundamentado nos estudos de estabilidade específicos. Ele deve ser indicado nas embalagens primárias e secundárias, além de ser obrigatório as especificações do fabricante, como condições ideais de armazenamento e transporte para a preservação da integridade do produto.

Segundo a determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todos os fabricantes são obrigados a estampar nas embalagens as datas de fabricação e validade (mês e ano) do medicamento, assim como o número do lote, seja ele sob prescrição ou isento.

Importância da sinalização de validade adequada na indústria farmacêutica

Há algum tempo o Dr. Dráuzio Varella explicou o que acontece se tomarmos um medicamento vencido, considerando duas condições. A primeira é que os medicamentos perdem a estabilidade pouco a pouco a partir de sua fabricação, sendo que esse processo pode levar anos. A segunda é que o prazo de validade é estabelecido pela indústria farmacêutica como forma de atestar que o produto irá manter suas características de eficácia e segurança até aquela data, desde que as condições de armazenamento sejam atendidas. Ou seja, após essa data, os fabricantes estão dispensados de continuar com os testes de estabilidade.

Sendo assim, se você decidiu tomar algum analgésico com validade vencida há dois ou três dias, pode ser que a única consequência seja esperar um pouco mais pelo efeito. No entanto, caso seja um remédio de uso contínuo, como aqueles indicados para controle de doenças crônicas, ou um antibiótico para o tratamento de infecções bacterianas, a perda de sua eficácia pode colocar em risco a vida do usuário.

Portanto, ainda que possam parecer inofensivos, nunca se pode ter absoluta certeza de que não irão te prejudicar. Isso porque, os órgãos nacionais e internacionais que regulamentam a produção e comercialização de medicamentos, não realizam estudos dos efeitos farmacológicos após o vencimento da data de validade. Portanto, principalmente na área de farmacologia, a incerteza não pode ser aceita ou considerada, pois afeta a segurança dos indivíduos.

Como a Bortopack pode te ajudar?

Se você chegou até aqui, provavelmente entendeu a importância da clareza das informações de validade na indústria farmacêutica. Sendo assim, ter um processo padrão e de qualidade é fundamental para atingir esse objetivo. As máquinas Bortopack, como as encartuchadoras e encaixotadoras, são alternativas ideais, visto que são uma solução completa e contam com eficiente sistema de codificação, de acordo com a necessidade de cada cliente. Além de atenderem o mercado farmacêutico, promovem versatilidade para a operação de fim de linha, organizando e armazenando os medicamentos e outros produtos da maneira adequada. Dessa forma, sua empresa garante a integridade dos itens com qualidade, eficiência e segurança.

Esse passo deve ser visto como um investimento, pois além de agilizar e padronizar os processos,  promove maior economia e lucratividade para seu negócio.