PT EN ES
Área del Cliente

Como aumentar a produtividade na indústria de café

Noticia

No começo, o café era uma bebida consumida regularmente apenas pelos árabes, mas que passou a ser conhecida no Ocidente a partir da segunda metade do século XVII. No Brasil, o grão chegou por volta de 1827 e foi trazido por Francisco Melo Palheta, nascido em Belém do Pará. Mesmo depois da independência do Brasil, essa atividade econômica se manteve forte.

Atualmente, o café é uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, mas ainda há espaço para melhorar. De acordo com os dados da Conab, considerando a sazonalidade da cultura e aspectos climáticos negativos em algumas regiões no ano de 2020, é esperada a redução do rendimento médio das lavouras, assim como queda na área de produção para o ano de 2021. Justamente por isso é importante realizar algumas ações a fim de melhorar a produção. Confira no post de hoje algumas dicas para aumentar a produtividade na indústria do café.

Automatização

A indústria do café é uma das mais antigas e no cenário nacional vem evoluindo muito. Parte disso se deve ao melhor conhecimento do sistema produtivo. No entanto, outro ponto importante é em relação a automatização dos processos, que promove diversos benefícios como aumento da produtividade, redução de custos e desperdício, maior segurança para os colaboradores e muito mais. Veja abaixo algumas sugestões de automatização:

Empacotamento automático

O empacotamento automático nada mais é do que o processo de vedação de produtos de maneira intermitente, ou seja, sem o auxílio de um funcionário. É possível empacotar os mais variados itens, como alimentos, grãos, produtos granulados, entre outros. Justamente por isso, o empacotamento é ideal para a indústria de café, visto que pode ser utilizado tanto para o café moído quanto em grãos. As máquinas empacotadoras disponíveis na Bortopack oferecem empacotamento na vertical para pequenos e grandes pesos.

Enfardamento de pacotes

Já o enfardamento é ideal para facilitar a paletização e transporte posteriormente. Isso porque, a enfardadora é um equipamento projetado para realizar um agrupamento perfeito de pacotes, que podem ser de diferentes tamanhos e em diferentes configurações. Ele é dimensionado de acordo com a necessidade do cliente, criando um fardo retangular que ajuda na logística e paletização, visto que proporciona agilidade e redução de custos.

Encartuchamento

O processo de encartuchamento, por outro lado, é ideal para produtos vistos como premium, como as cápsulas de café, que estão em alta hoje em dia, e até mesmo grãos nobres. Isso porque, a encartuchadora foi pensada para a inserção automática de produtos em cartuchos ou displays de maneira intermitente ou contínua. Ela é extremamente versátil e pode ser usada nos mais diferentes segmentos do mercado. Na Bortopack existem três tipos, uma voltada para a inserção automática horizontal, outra para a vertical e outra opção com acionamento contínuo.

Encaixotamento

Por fim, o encaixotamento é o processo automático de acondicionamento de diferentes produtos em caixas. Ele abrange desde a armação das caixas planificadas, organização e inserção dos produtos até o fechamento das abas por meio de cola quente ou fita adesiva. Portanto, a encaixotadora é ideal para o encaixotamento dos cartuchos de cápsulas, grãos e inclusive pacotes gourmet para o transporte até o ponto de venda.

Então, agora que você sabe mais sobre como aumentar a produtividade na indústria de café, já pode começar a pensar em soluções para sua empresa. Afinal, esse será um grande investimento para não apenas aumentar a produção, mas também reduzir custos, garantir a segurança e evitar acidentes, diminuir o desperdício e, claro, oferecer maior qualidade para os consumidores. Dessa forma, você melhora sua imagem no mercado e garante fidelidade, aumentando inclusive suas vendas. Portanto, veja a automatização como investimento com grande retorno e não apenas um gasto.