PT EN ES
Área del Cliente

Manutenção preventiva das máquinas Bortopack

Noticia

O ditado “prevenir é melhor do que remediar” não é famoso à toa, sendo lema de muitas pessoas e empresas de sucesso. Isso porque, principalmente quando falamos de máquinas industriais, o investimento é relativamente alto, e assim, se faz necessário ter uma rotina de manutenção a fim de evitar dores de cabeça e prejuízos inesperados. A chamada manutenção preventiva é um conjunto de ações de controle e monitoramento utilizado para conservar determinado bem nas melhores condições possíveis. Essa é uma estratégia voltada para bens móveis e imóveis, que vão desde itens de sua casa até máquinas e equipamentos do ambiente corporativo.

No entanto, nem todos sabem sobre sua importância e por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quais são os objetivos da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva tem diversos objetivos, sendo o principal deles garantir a melhoria contínua de seus processos. Confira alguns outros abaixo:

  • Preservar o valor dos equipamentos e máquinas por meio de inspeções, reparos e revisões gerais;
  • Reduzir a possibilidade de interrupção não prevista da linha de produção e grandes avarias;
  • Minimizar a quantidade de manutenções reativas;
  • Manter a eficiência produtiva dos equipamentos e máquinas;
  • Manter a precisão operacional;
  • Alcançar a produção máxima a um custo mínimo de reparo;
  • Garantir a proteção dos trabalhadores;
  • Manter a capacidade operacional de toda a planta industrial.

Quais são as vantagens da manutenção preventiva?

Os objetivos citados acima também podem ser vistos como vantagens. Confira algumas delas de maneira mais aprofundada:

Economia

Uma análise simples já é suficiente para confirmar que o custo da rotina de manutenção preventiva é bem menor que ações corretivas esporádicas. Afinal, é muito mais barato substituir uma peça da máquina industrial do que adquirir uma nova por falta de cuidados, certo? Além disso, vale lembrar que você fica muito mais tranquilo, visto que a máquina sempre estará em pleno funcionamento, evitando assim paradas repentinas e prejuízos para sua empresa.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Outra grande vantagem é que equipamentos submetidos a rotinas de manutenção preventiva possuem maior durabilidade quando comparados com aqueles que trabalham até a falha. Inclusive, o tempo gasto em uma ação preventiva é muito menor do que uma corretiva, garantindo até mesmo melhor custo-benefício. Afinal, vale mais a pena usar a máquina até que ela pare de funcionar ou parar o funcionamento regularmente e aumentar sua vida útil?

Maior produtividade

A produtividade também é uma das grandes vantagens da manutenção preventiva. Isso porque, além de você evitar paradas inesperadas da produção, quando bem conservadas e com a manutenção em dia, as máquinas conseguem alcançar sua produtividade máxima. Por outro lado, equipamentos sem manutenção podem falhar mais vezes ao mesmo tempo que produzem menos.

Maior segurança

Por fim, mas não menor importante, é valido destacar que máquinas mal conservadas são um grande perigo para seus operadores. Inclusive, relatórios apontam que grande parte dos acidentes de trabalho são causados por máquinas e equipamentos. Ainda que esses acidentes aconteçam devido a negligência ou imperícia, seu estado de conservação também é fator decisivo, visto que condições precárias aumentam os riscos de acidentes.

Vale a pena realizar a manutenção preventiva?

Então, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, vale a pena realizar a manutenção preventiva. Afinal, além de ser extremamente importante para a segurança dos colaboradores e produtos manuseados, você também prolonga a vida útil das máquinas industriais e consequentemente garante maior economia, evitando assim problemas e gastos inesperados que possam impactar o caixa da empresa.

Lembre-se que na Bortopack oferecemos o acompanhamento técnico feito por profissionais capacitados e especializados no assunto, garantindo total eficiência e melhor aproveitamento de suas máquinas industriais.