PT EN ES
Área del Cliente

Tecnologia e o aumento da segurança na produção industrial

Noticia

A indústria vem se desenvolvendo cada vez mais, principalmente devido à tecnologia. Afinal, a Indústria 4.0 está totalmente relacionada à geração de dados e conexão entre máquinas, equipamentos e softwares de gerenciamento. O aumento da inclusão da tecnologia nesses ambientes vem otimizando os processos, aumentando a produtividade, reduzindo as falhas e também melhorando a segurança. Então, se quiser saber mais sobre o impacto da tecnologia no aumento da segurança dos produtos, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

Como a tecnologia tem mudado as fábricas?

É fato que as fábricas estão mudando e agora conectam as máquinas aos sistemas digitais. Essa integração, como falamos, possibilita maior domínio da produtividade, permitindo assim a percepção e correção de falhas de maneira rápida e precisa, melhorando ainda a relação entre demanda e produção.

Para o setor de alimentos e bebidas, a indústria 4.0 representa um grande desafio, mas ainda assim promove diversos benefícios. Um dos principais destaques é referente à segurança dos alimentos. Isso porque, por meio do armazenamento e compartilhamento de dados de todas as partes da cadeia de produção, a confiabilidade nos processos aumenta. Afinal, possíveis falhas em qualquer elo da cadeia podem ser identificadas e tratadas sem afetar a segurança do produto final.

A importância da rastreabilidade

Uma ferramenta-chave para a indústria de alimentos é a rastreabilidade, que nada mais é do que um “conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, mediante elementos informativos e documentais registrados” segundo a Instrução Normativa Conjunta INC 02/2018. Ou seja, por meio dela, o consumidor tem a garantia de que todas as etapas de produção são conhecidas e controladas, promovendo assim maior credibilidade à empresa que a utiliza.

Como a tecnologia contribui para a segurança dos produtos?

Entenda melhor abaixo alguns itens que contribuem para a segurança dos produtos na indústria e que permitem a rastreabilidade graças à tecnologia:

QR Code

O QR code foi desenvolvido no Japão por uma empresa do grupo Toyota com o intuito de rastrear as peças produzidas pela companhia. No entanto, ainda que o uso original era para facilitar a classificação das peças de carros, há algum tempo, essa tecnologia também começou a ser utilizada em outros segmentos industriais. Inclusive, o QR Code pode ser usado em todos os setores dentro da indústria, promovendo assim maior agilidade de informação e rastreabilidade. Na indústria de alimentos, quando uma empresa oferece a rastreabilidade de seus produtos ao consumidor, ele começa a confiar mais em seu produto, além da maior facilidade de informar seus valores nutricionais. Outro ponto interessante é que o QR code ainda pode aumentar as vendas casadas entre alimentos devido às sugestões de receitas.

Etiquetas

Além de ser um elemento visual que pode contribuir para aumentar as vendas de seu produto, as etiquetas são essenciais para registrar informações importantes sobre o produto, como: nome, marca do fabricante, validade, tabela nutricional, composição, instruções, entre outros. Com a tecnologia evoluindo, hoje em dia existem os mais variados tipos, desde as mais simples, até aquelas resistentes à água, produtos químicos, altas ou baixas temperaturas e do tipo RFID. Essa última é a grande aposta do mercado, visto que utiliza radiofrequência para informar em tempo real quando um produto sai do estoque. Dessa forma, a empresa tem maior visibilidade do processo, permite a rastreabilidade e assim pode tomar melhores decisões.

Então, agora que você entendeu um pouco melhor como a tecnologia na indústria aumenta a segurança dos produtos, é hora de pensar em realizar esse investimento em sua empresa. Afinal, além da segurança, ela ainda pode melhorar a produtividade, aumentar a confiabilidade nos processos, reduzir falhas e assim garantir um crescimento sustentável a longo prazo.