PT EN ES
Área del Cliente

Fechamento automático de embalagens

Noticia

Na indústria, as embalagens são primordiais para garantir a integridade dos produtos. Afinal, de nada adianta produzir itens de qualidade, se chegam até o cliente ou parceiro danificados devido à sua fragilidade. No entanto, outro fator aliado a isso é o fechamento das caixas, que também precisa ser feito da maneira adequada. Isso porque, da mesma forma que as embalagens precisam ter boa qualidade, o método utilizado para fechá-las também deve seguir a mesma linha.

Uma solução é adquirir máquinas de fechamento automático, como a Absolut Box. No entanto, sabemos que nem sempre seus benefícios e funcionamento estão claros para todos. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de equipamento.

Como é o processo de fechamento automático?

É fato que fechar as embalagens, como as caixas, por exemplo, é um processo demorado, gera custos e exige grande quantidade de mão-de-obra. No entanto, tudo isso pode ser otimizado com o processo de fechamento automático.

Por meio de um equipamento, as abas superiores e inferiores são seladas por meio de cola quente ou fita adesiva. A boa notícia é que a máquina atende os mais variados tamanhos de embalagens e realiza o processo para todas elas igualmente.

Portanto, graças ao avanço da tecnologia, foram desenvolvidos equipamentos que impactaram na mudança do comportamento da indústria brasileira. Como resultado, houve o aumento da qualidade nos produtos e processos, possibilitando assim maiores chances de competição em um mercado tão acirrado.

Qual a diferença entre fita adesiva e hot melt?

Comumente, existem duas formas para realizar o fechamento das embalagens: fita adesiva ou cola quente (hot melt). Nossos equipamentos, tanto a encaixotadora quanto a encartuchadora automáticas suportam ambas as maneiras. Entenda abaixo um pouco mais sobre as vantagens, diferenças e quando usar cada uma das opções: 

A fita adesiva pode ser usada nos mais variados segmentos. Ela proporciona impermeabilização, alta adesão e boa resistência contra a tração e ações da umidade. Seu uso é mais indicado para embalagens com produtos mais leves, pois caso contrário pode se romper com maior facilidade.

Já a cola quente, também chamada de hot melt, é um adesivo termoplástico. Essa opção vem conquistando cada vez mais empresas, visto que quando comparada a fitas adesivas, ela possui maior adesão nas embalagens. Além disso, a selagem é feita de maneira rápida, sendo muito resistente à água, calor e outros fatores externos que podem danificar as caixas. Ainda que possa ser usada em embalagens delicadas, a cola quente é mais indicada para caixas mais pesadas.

Então, agora que você entendeu um pouco mais sobre o processo de fechamento de embalagens automático, sabe que adquirir uma máquina que realiza essa tarefa irá garantir maior agilidade, segurança, economia e padronização em seus produtos. Lembre-se ainda que tanto a fita adesiva quanto a cola quente são ótimas opções para o fechamento. No entanto, você deve escolher a que mais se adequa em seus processos e produtos. Ou seja, para caixas mais pesados opte pela hot melt e para as leves invista na fita adesiva.

Por fim, vale ressaltar que nossos equipamentos suportam ambos os tipos. Dessa forma, você pode alternar entre eles sem qualquer problema com a mesma máquina em sua linha de produção.