PT EN ES
Área del Cliente

Embalagens para PET Food

Noticia

É fato que hoje em dia, os animais não são mais vistos apenas como bichos de estimação, mas sim como membros da família. O Brasil possui a quarta maior população de animais de estimação do mundo, sendo mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos dentro dos lares brasileiros. Sendo assim, a indústria de pet food está em constante crescimento, criando novas alternativas para quem deseja investir no ramo. Uma boa opção é o segmento de embalagens para pet food, que precisa estar sempre inovando para conseguir unir conveniência, frescor e sustentabilidade. Entenda um pouco mais sobre essa área no post de hoje.

A importância das embalagens para Pet Food

A embalagem é uma das principais formas de diferenciação e valorização do alimento, informando ao consumidor os ingredientes utilizados, a intenção de uso e valor. Então, por ser o primeiro contato com o comprador, ela possui grande importância e pode ser um dos principais motivos que faz com que ele adquira ou não o produto.

Contudo, além de conquistar o comprador, dono do animal, ela também deve conquistar o próprio animal. Ou seja, ela precisa manter a integridade de seu conteúdo a fim de garantir que suas características sejam resguardadas até o momento do consumo e posteriormente também. Isso quer dizer que, após aberta, ela ainda precisa ser eficaz e funcional para o armazenamento do alimento.

Principais propriedades das embalagens para Pet Food

As principais propriedades exigidas em uma embalagem são as que preservam o produto, auxiliam ou mantém a conservação e atuam no marketing e venda. Então, para que ela cumpra sua função principal de proteção, ela precisa de algumas propriedades:

  • Barreira de luz: O bloqueio da entrada de luz previne a degradação dos nutrientes, como vitaminas, proteínas e gorduras. A luz pode impactar negativamente ainda mais nos alimentos úmidos e semiúmidos.
  • Barreira contra gordura: A passagem de gordura é uma das grandes preocupações no momento de desenvolver novas tecnologias. Isso porque, ela pode se juntar à poeira e prejudicar a imagem do produto, assim como as vendas e também na fixação de tintas e adesivos.
  • Barreira de umidade: O aumento da umidade em alguns alimentos pode causar alguns efeitos indesejáveis, como o surgimento de microrganismos, alterações na cor, sabor, e perdas nutricionais. Essa barreira será a responsável por manter a crocância, maciez e evitar a proliferação de ácaros.
  • Barreira a gases: Em relação aos gases que devem ser barrados, o oxigênio e aromas naturais dos alimentos são os principais. Isso porque, os animais possuem olfato apurado e a mínima alteração no aroma pode fazer com que eles rejeitem o alimento.

Sustentabilidade

Ainda que seja de extrema importância que a embalagem seja fácil de utilizar, ler e precise manter a conservação do alimento, um fator que está sendo cada vez mais discutido é a sustentabilidade. Isso porque, os consumidores estão em busca de soluções e embalagens mais sustentáveis e recicláveis que sejam atraentes, a fim de tornar os alimentos para seus animais ainda mais diferentes.

Portanto, é interessante destacar que a embalagem pode fazer com que o produto se torne mais premium, principalmente em relação a sustentabilidade. De acordo com pesquisas realizadas, um em cada três donos de animais informou que mudaria para outra marca que oferece uma embalagem mais sustentável.

Então, como você viu, o segmento de embalagem para Pet Food é amplo e se bem explorado pode acarretar em uma grande oportunidade de negócio. O ideal, no entanto, é fazer uma pesquisa de mercado para somente depois realizar a abertura do negócio e adquirir as máquinas industriais adequadas. Assim, você terá mais confiança para iniciar no ramo e crescer de maneira saudável.

Tags: Embalagem para Pet Food, Industria, negócio