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Tendências no consumo de alimentos em 2021

Noticia

Ainda que a busca por uma alimentação e estilo de vida mais saudável estivesse presente no dia a dia das pessoas, o ano de 2020 fez com que essa preocupação aumentasse significativamente devido à chegada do coronavírus, acelerando a mudança dos hábitos e consumo de alimentos.

Sendo assim, uma boa empresa precisa ter foco principal no cliente e nada mais adequado do que estar por dentro das novas tendências a fim de oferecer o que seu público realmente deseja. Portanto, não deixe de acompanhar o post de hoje e comece a desenvolver suas estratégias alinhadas às tendências de consumo de alimentos em 2021.

O que são as tendências de consumo?

É fato que todos nós, seja de maneira individual ou coletiva, passamos por mudanças constantes. Ou seja, de acordo com nosso envelhecimento e amadurecimento, nossos pensamentos e prioridades se transformam, sendo influenciados também por padrões criados na sociedade. Sendo assim, todas essas novas informações acabam impactando em tendências de comportamento e consumo, passando a enxergar as marcas e a comprar produtos conforme novas necessidades surgem.

Quais as tendências de consumo de alimentos em 2021?

  1. Plant Based

O número de vegetarianos e veganos cresce cada vez mais no Brasil e justamente por isso, novas formas de consumo alimentares estão sendo desenvolvidas. Sendo assim, uma das tendências para 2021 são os alimentos à base de planta, como hambúrgueres, carne moída e inclusive salsicha que imita o sabor e textura da carne. Esses produtos ganharam as prateleiras e o coração dos consumidores veganos e vegetarianos.

  1. Transparência

A demanda por marcas éticas, limpas e sustentáveis está cada vez maior, principalmente pelo fato de que os consumidores querem saber e buscam informações sobre a origem dos alimentos que estão consumindo. Inclusive, muitos vão além e querem entender também as condições de trabalho dos colaboradores da empresa. Vale lembrar ainda que a ANVISA estabeleceu novas normas de rotulagem nutricional dos alimentos, fazendo com que as informações se tornem mais claras aos consumidores.

  1. Alimentação Omnichannel

É fato que as pessoas buscam conforto junto com experiências mais ricas e prazeres acessíveis. Contudo, a pandemia do Covid-19 trouxe um hábito que muitos já haviam deixado de lado: o de ficar em casa e testar suas próprias habilidades culinárias. A busca por comida caseira aumenta cada dia mais, criando assim a tendência de kits de refeições com o uso de ingredientes mais sofisticados. Então, além do aumento dos pedidos por delivery, os consumidores também querem ter acesso a produtos diferenciados para o preparo de suas refeições.

  1. Saúde

Devido à pandemia, os consumidores priorizaram sua saúde imunológica, buscando alimentos que a estimulem ainda mais. Sendo assim, o interesse no papel do microbioma e nutrição personalizada a fim de fortalecer a imunidade será ainda maior.

  1. Comprometimento com o meio ambiente

De acordo com pesquisas realizadas, quase metade dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para diminuir o impacto no meio ambiente. Com a alimentação isso não é diferente, visto que buscam por embalagens sustentáveis, selos de reciclagem e alimentos orgânicos, itens esses que estão em ascensão no país.

Portanto, como você viu, as tendências estão voltadas principalmente para hábitos mais saudáveis, contribuindo também para o meio ambiente. Como falamos, a pandemia do Covid-19 mudou e continua mudando o estilo de vida das pessoas, fazendo com que grande parte se torne mais preocupada com a saúde e assim opte por alimentos naturais e ricos em nutrientes.

Então, adaptar-se às exigências dos consumidores é fundamental para aqueles que desejam ter um negócio sustentável e duradouro a longo prazo, podendo criar novas estratégias, adquirir máquinas industriais relevantes para a empresa, etc.

Tags: embalagem, produto, indústria