PT EN ES
Client`s Field

Tendências no mercado para produtos de limpeza

Noticia

É fato que a pandemia do COVID-19 causou diversos impactos na vida das pessoas, afetando não apenas o comportamento do consumidor, como também diversos mercados. Enquanto alguns segmentos tiveram baixas históricas nas vendas, outros por outro lado, ganharam ainda mais destaque e apresentaram crescimento relevante, como é o caso do setor de limpeza e higiene. Portanto, acompanhe o post de hoje até o fim e entenda melhor quais são as tendências para esse mercado.

O mercado vai continuar crescendo?

Como falamos, devido à pandemia do COVID-19, manter os ambientes limpos e bem higienizados tornou-se uma necessidade da população em geral, aumentando assim o consumo dos produtos de limpeza. Portanto, devido à essa mudança, as organizações precisaram se reinventar para atender as expectativas e frequência de consumo.

De acordo com pesquisas, os efeitos da pandemia vão demorar para serem amenizados e justamente por esse motivo, a tendência é que consumidores e empresas continuem investindo em produtos de limpeza. Dessa forma, os ambientes se mantêm higienizados e a contaminação pelo vírus é reduzida.

Vale lembrar ainda que o novo hábito de limpeza não vai ser algo focado apenas enquanto a pandemia durar. Isso porque, a situação atual fez com que as pessoas entendessem e valorizassem os ambientes desinfetados, promovendo boas expectativas para esse setor também no longo prazo.

Como as indústrias estão lidando com alta no consumo?

Ainda que a pandemia tenha causado o aumento do consumo de produtos de limpeza, fazendo com que o crescimento tenha sido acima do PIB, essa demanda também exigiu que as indústrias se adaptassem rapidamente para garantir o acesso da população a esses itens. Como consequência, foi necessário alterar cronogramas de lançamento e ao mesmo tempo lidar com aumentos súbitos de demanda por determinados produtos, como água sanitária, desinfetantes e sabão em barra. Esse foi um grande desafio, visto que esse setor costuma basear as estratégias em planejamentos de longo prazo.

Além disso, houve também o investimento em lançamentos de novos produtos, principalmente com proteção ao vírus.

Escassez da matéria-prima

Devemos lembrar, no entanto, que a escassez de insumos e matérias-primas locais atinge cerca de 73% da indústria brasileira. Além disso, a valorização da moeda americana fez com que diversos itens ficassem ainda mais caros, enquanto outros desapareceram do mercado. O setor de limpeza foi um dos mais afetados, com atrasos de entregas, acréscimo no valor do frete e atrasos de datas de saídas.

Diferencial nas embalagens

Uma tendência que vem crescendo cada vez mais é a alteração de embalagens para se destacar no mercado. Afinal, com a constante reposição de estoques pessoais, os consumidores estão mais abertos para testar novas marcas, sendo que o design e praticidade das embalagens podem ser um grande diferencial, principalmente por facilitarem o dia a dia.

Sendo assim, é importante que a marca exponha no rótulo as principais vantagens do produto e certificações para passar confiança de que o item é seguro. Portanto, os selos de entidades regulamentadoras são essenciais. Mas, além disso, a praticidade da embalagem é fundamental. Isso porque, os produtos de limpeza não são usados de uma única vez, e opções que permitam o armazenamento seguro são um grande diferencial.

Por fim, mas não menos importante, um tópico que vem sendo cada vez mais discutido é a sustentabilidade, independente se for pequena, média ou grande empresa. Afinal, sabemos que sempre é possível reduzir perda e otimizar recursos na cadeia produtiva. Além disso, devido ao COVID-19, o sentimento do consumidor em relação às soluções de embalagens ecologicamente corretas mudou, tornando-se mais favorável a elas. Por isso, a indústria se mantém inovando e oferecendo embalagens práticas, eficientes e amigáveis ao meio ambiente, envolvendo também a economia circular.

Então, essas são algumas das principais tendências do mercado de produtos de limpeza, mostrando ser um excelente segmento para investir e ter bons resultados também a longo prazo.